Focas entregam caderno Q? no Centro de Convivência

Postado por Emilin Grings , quarta-feira, 26 de maio de 2010 quarta-feira, maio 26, 2010



Satisfação. Euforia. Isso estava explícito nos rostos das focas do Q? ao entregar edições do caderno no Centro de Convivência da Unisc. Foram inúmeras as pessoas que pediram exemplares do trabalho dos jovens jornalísticas, o que fez o orgulho deles ficar cada vez maior.

Fatos como esses só confirmam a fala do professor Demétrio em nossa reunião hoje: "A intersecção entre o mercado e a academia é a melhor forma de aprendizado. Conhecimentos compartilhados tanto entre os alunos que participam do projeto quanto pelos profissionais que se envolvem com ele.

Além das páginas do caderno

Postado por Laura Gomes quarta-feira, maio 26, 2010

O dia 26 de maio com certeza ficará na memória de todos os participantes da 5º edição do Focas do Q?. Hoje recebemos em mãos o que planejamos durante dois meses. E o resultado ficou incrível, ou melhor, a #coisamaisamor. Embora tivéssemos nossos colegas de pauta, o caderno foi feito em equipe. Nada melhor do que um foca presente para nos auxiliar. Muitas discussões, planos e buscas foram feitos, todos com o intuito de realizar um bom trabalho.

E nós conseguimos. Nosso caderno foi reconhecido e muito comentado, o que nos alegra ainda mais. Portanto, gostaria de parabenizar meus colegas de Focas por tudo isso. Com essa edição descobri o que é trabalho de equipe e adquiri muitos conhecimentos que não pensei encontrar agora.
Como estou no primeiro semestre, ainda não sabia muito bem o que fazer. Até posso dizer que em alguns momentos estava um pouco perdida. Mas eu não estava sozinha. Meu colega de pauta, o Renan, me ajudou muito em todas as situações que a nossa matéria proporcionou. Nunca pensei em fazer uma matéria para o jornal impresso no 1º semestre do curso. Ou melhor, nunca pensei em fazer uma matéria no começo da vida universitária para a Gazeta.
Também gostaria de agradecer todo pessoal que me escutou durante esse período. Todos sempre me diziam que no final dá tudo certo. E deu.
Então é isso. Ao longo de dois meses nos tornamos quase uma família, aprendemos muito e trabalhamos bastante. Mas cada momento foi único e muito bem aproveitado. O recado que deixo agora é o seguinte: aproveitem as oportunidades. Por mais que o caminho pareça difícil, nunca deixe de tentar. Porque vai dar certo no final!
Valeu pessoal!

Com o Focas do Q? nas mãos

Postado por Anônimo quarta-feira, maio 26, 2010

Pois é, minha gente. A expectativa para a chegada desta quarta-feira, dia da publicação da 5ª Edição do Focas do Q? era grande. Todos os colegas que estão no projeto não paravam de falar sobre isso. Enfim, a aflição chegou ao fim. Hoje, tivemos a oportunidade de ter o caderno em nossas mãos. Como outros amigos já citaram, formou-se uma família, amizades que ficarão. O orgulho de fazer um trabalho na prática impera. A Emilin destaca muito bem: "a mãe sempre acha o que fazemos muito bom. Está sempre lindo". Apoiadoras incondicionais, elas são as primeiras leitoras. E para nós, a palavra delas sempre é fundamental.
Hoje, quando vi a Gazeta do Sul, a alegria foi a sensação que senti. De ver o que planejamos, executado naquelas páginas. É o maior prazer para um (quase) jornalista ver sua matéria publicada. Além disso, o grupo esteve focado, buscou coisas curiosas e interessantes sobre a temática Copa do Mundo. A ajuda foi mútua. Todos contribuiram para o bom andamento do processo. Para quem estava de fora, a Blau deu conta de relatar tudo o que acontecia através da coluna semanal. Este blog e ainda o twitter, também foram meios de saber da atuação dos focas.
Não precisamos ficar tristes. O projeto encerra-se aqui, mas terão outras edições. O que podemos aproveitar é a carga de conhecimento obtido, novas experiências para contar aos próximos focas e ainda as confraternizações que realçam a união desta equipe. Momentos de muita diversão. Não podemos esquecer dos apontamentos da dupla Jansle e Gelson, que indicaram os atalhos para seguir e reforçar a identidade do Q? Através dele, podemos entrar no clima do "Rumo ao Hexa". Bom trabalho, pessoal!!
Forte abraço a todos, muito obrigado pela parceria de sempre. Valeu!

Na prorrogação eu cheguei

Postado por Marília quarta-feira, maio 26, 2010

Oi pessoal, hoje resolvi aparecer por aqui. Aos 47 do segundo tempo, mas ainda em tempo. Como já disse a Bruna no post atnerior nestas últimas semanas estávamos ansiosos para ver com que cara ia nascer o nosso "filho". E ele nasceu, melhor do que a gente esperava.

Mesmo nós ontem tendo participado da revisão ver impresso é outra história. É um gostinho especial. A equipe, ops, família Focas da Silva trabalhou junto, aprendemos que juntos o trabalho sairia melhor. Nenhuma matéria foi fechada e entregue para o Jansle sem que antes um foca desse um pitaco. Fosse sobre o título, ou sobre o que cortar. Já que os caracteres estavam estourando.

Nesse um mês e pouco que trabalhamos juntos descobrimos colegas além da nossa turma, amigos, confidentes, companheiros de tardes na Unisc. Parecerias para tomar um banho de chuva fazendo uma matéria. Colegas "quebrando" o galho sobre a foto que o outro não poderia fazer. Enfim, a família Focas da Silva, e hoje está à disposição de vocês o nosso mais novo membro. Que modéstia a parte ficou lindo. Se não viu impresso confere a versão em pdf. E continua nos seguindo no twitter.

Família Foca

Postado por Emilin Grings quarta-feira, maio 26, 2010

É a segunda vez que participo do projeto Focas do Q?, mas a satisfação em ter o trabalho publicado é a igual à primeira que participei. Para quem está sempre em busca de qualificação e experiência, ver o seu texto em um jornal de grande circulação como a Gazeta, é motivo de orgulho para qualquer jovem jornalista. Tenho certeza que esse é o sentimento de todos os Focas hoje.

Tem também aquela história de mostrar para a mãe, que sempre vai achar lindo qualquer trabalho seu, mesmo que seja uma M... Neste caso não porque, mosdetia à parte, ficou muito bom. Aí a mãe vai mostrar para os tios, primos, vai levar no trabalho dela e dizer: "Esse texto foi a minha filha que fez". Só para esclarescer, a minha mãe faz isso mesmo.

Mas nem tudo são flores com a publicação do caderno. Tem um porém: a nossa família Silva (como foi colocado pela Blau na coluna do Q?) tem seu último encontro hoje, com direito à comemoração, inclusive. Pois é gente, além de colegas nos tornamos bons amigos ao longo desta trajetória de dois meses que nos reunimos. Compartilhamos experiências e nos divertimos muiiiito. Infelizmente, chegou ao fim...
Chega!! Vou parar de escrever se não começo a chorar... hehehehe

#coisamaisamor

Postado por Bruna Travi quarta-feira, maio 26, 2010

Até ontem, éramos pais na maternidade de qualquer hospital. Ansiosos para ver o rostinho e pegar no colo. Por mais que estivéssemos participado do processo, o produto final era ainda um enigma.

Éramos, então, os Focas esperando pelo seu quinto filho. O primogênito de alguns, mas o quinto menino do projeto. Menino apenas por "caderno" ser palavra masculina, pois as meninas estiveram por lá. E, digo mais, entendiam mais de Copa do Mundo do que muito marmanjo.

Bom, hoje ele está lá. E aqui. E na minha casa. E no site. E no Centro de Convivências da Unisc hoje de noite. E na Imigrantes também de noite. E espalhado por todo lugar. É o que nos escrevemos sendo lido por tanta gente.


Não por nada, mais ficou #coisamaisamor
Não acredita? Confere...

Ah, e esperamos a sua opinião no twitter também: @focasdoq

Beijo, nos sigam!

Seleção heptacampeã em 2014?

Postado por Emilin Grings , terça-feira, 25 de maio de 2010 terça-feira, maio 25, 2010


Ainda não tinha entrado em ritmo de Copa do Mundo. Parecia algo distante para mim. Isso até quinta-feira passada (20/05), que esteve aqui na Unisc o jornalista e colunista esportivo Juca Kfouri no evento Diálogos Unversitários. Juca é o cara quando se fala em futebol, e ele comentou que o Brasil tem grandes chances de conquistar o hexa.

Entre outros assuntos, o jornalista comentou que acredita piamente que a seleção vença a Copa, "...sem brilho. Como foi em 1994", destacou Kfouri. Além disso, lembrou que a pior derrota dos brasileiros foi no mundial de 1950 realizado aqui em nosso país. Na final precisando apenas de um empate e ainda saindo na frente no placar diante do Uruguai, a seleção cedeu a virada.

Então, Juca Kfouri alertou: "se ganharmos neste ano, em 2014 é obrigatório, a copa vai ser aqui". Deus te ouça, Juca, e como diz o Galvão Bueno, "Haja coração", para aguentar tanta emoção.

Ahh, pessoal está chegando a hora!! Focas do Q? na gazeta. É AMANHÃ!!

Está chegando a hora

Postado por Anônimo , segunda-feira, 24 de maio de 2010 segunda-feira, maio 24, 2010

O caderno especial produzido pelos focas está quase na hora de ser publicado. Na quarta-feira, o Focas do Q? estará nas mãos do leitores da Gazeta do Sul. Motivo de alegria para a galera que é fã do Q? Para nós, estudantes de Comunicação Social da Unisc, também é um momento de contentamento. Afinal, mais um trabalho realizado. Chegamos à 5ª edição desta parceria entre a academia e o mercado de trabalho. E agora, esteve todo mundo envolvido. As quatro habilitações do curso contribuíram para a produção. Todos puderam aprender mais e ganhar experiência.
Além disso, o trabalho em equipe foi evidenciado. Este é um item indispensável para a boa formação. Fora isso, o grupo esteve bem entrosado. Criaram-se amizades que possivelmente ficarão após a conclusão do projeto. Tivemos a oportunidade de passar por situações que marcam, principalmente o pessoal que está começando no curso, que a cada semana contam sobre as aventuras e curiosidades das reportagens. Agora, ficaremos no aguardo desta quarta-feira. Espero que todos gostem e que o caderno coloque os leitores ainda mais dentro do clima de Copa do Mundo. Tem muita coisa diferente e interessante. Aguardem e confiram o 5º Focas do Q?