Festa da Comunicação

Postado por Laura Gomes , sexta-feira, 16 de abril de 2010 sexta-feira, abril 16, 2010

Bom dia galera! Depois da reunião na quarta, o nosso trabalho começou. As pautas foram distribuídas, e a 5° edição do Focas do Q? ficará incrível! Mas como nós também precisamos de diversão, hoje a noite promete. Grande parte da nossa equipe estará curtindo a Festa da Comunicação e aproveitando muito! Mas claro, sempre com juízo. Então a gente se encontra por lá, combinado?

Focas do Q? estará em Recife dia 22

Postado por Demétrio de Azeredo Soster , quinta-feira, 15 de abril de 2010 quinta-feira, abril 15, 2010

Galera, às 15h30 do dia 22 de abril - o dia do churras do Focas! - estarei em Recife apresentando o trabalho "Focas do Q? - Jornalismo entre a academia e o mercado" no Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ).

Em palavras mais simples, relatarei aos professores de jornalismo de todo o Brasil esta experiência tão bacana e tão gratificante que vocês estão vivenciando na prática nesta quinta edição do projeto.

Edição que, a julgar pelas evidências, marcará época na história bem sucedida da parceria entre o Curso de Comunicação da Unisc e a moçada do Q?

Assim que tiver apresentado o trabalho conto por aqui como foi.

Grande abraço a todos.

A Reunião

Postado por Anônimo quinta-feira, abril 15, 2010

A nossa segunda reunião foi para definir as pautas e deixar algumas funções mais claras. Está sendo bem legal, os veteranos estão tendo bastante paciência com nós bixos, e isso é bem legal pois todos juntos faremos um bom trabalho.Eu, Carine da Silva (Cacau) e Giovani Blank, estamos responsáveis pela parte da Mídia e estaremos nesta sexta-feira 16-04-2010 na London, na Festa da Comunicação, registrando o evento!Apareçam por lá!


Multifocas

Postado por Jansle Appel Junior quinta-feira, abril 15, 2010

Chegamos à quinta edição do Focas do Q?/Unisc com a missão de consolidar o caráter multimídia do projeto. Pra isso, pela primeira vez contamos na equipe de trabalho com estudantes das quatro habilitações da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual e Relações Públicas. O resultado dessa mistura você não verá só no dia 26 de maio, data prevista da publicação do Q? especial na Gazeta do Sul - o primeiro em edição temática. Verá antes, aqui no blog, no Twitter (@focasdoq) e, quem sabe, até pelas ruas. Participe, comente, mande a sua sugestão. Afinal, o objetivo sempre é o leitor.

Missão estabelecida: focas em ação

Postado por Emilin Grings quinta-feira, abril 15, 2010

Ontem na reunião decidimos as pautas de cada foca. Os 10 jornalistas em formação divididos individualmente, em duplas ou trios têm a missão de encontrar cases perfeitos e abordar o assunto da melhor forma possível.

Claro que não vou contar as pautas. Isso fica para o dia 26 de maio, que a princípio, está marcado para o lançamento do caderno. Mas adianto que vai ser surpreendente. Algo nunca visto no Q?.

E os focas estão supermotivados a fazer a melhor edição do caderno já vista. A galera está tão animada que quinta-feira que vem já tem até festinha. Isso é outro ponto que interessante na equipe do Focas do Q?. A amizade, o companheirismo e a vontade de estar junto que se cria no grupo é muito legal.

Com tudo isso, é só esperar dia 26/05 para saber o resultado do trabalho da "focaiada". Enquanto este dia não chega acompanhe o nosso blog e nos siga no Twitter:
focasdoq.

Ahh, procuro meninas que gostam de assistir Copa do Mundo e também aquelas que assistem os jogos mais para ficar de olho nos bonitões bom de bola. Se você se enquadra em algum dos quesitos ou conhece alguém entre em contato pelo e-mail: emilingringssilva@yahoo.com

Focas no Twitter!

Postado por Anônimo , quarta-feira, 14 de abril de 2010 quarta-feira, abril 14, 2010

Além da renovação do blog do Focas do Q? temos outra novidade, a partir de agora você também pode se manter informado sobre tudo o que está acontecendo no Q? (seja no caderno, no blog etc.) sendo nosso seguidor no twitter. Siga-nos http://twitter.com/focasdoq e fique informado sobre tudo o que está rolando com os foqueiros de plantão!
Também queremos ampliar a sua participação, por isso pedimos que nos mandem sugestões, e também suas opiniões sobre os trabalhos que estamos desenvolvendo e sobre questões que gostariam que os Focas abordassem!Então não espere mais siga-nos!

Agora é pra valer!

Postado por Anônimo quarta-feira, abril 14, 2010

Hoje temos mais uma reunião. A galera se reúne para discutir as pautas que surgiram durante a semana. O processo vai começar de fato. Depois da definição do que cada um vai tratar, hora de buscar fontes e produzir o conteúdo. A expectativa é grande, já que será aliada a experiência de veteranos (bem conhecidos!) e de bixos. Fora isso, tem um pessoal de Produção em Mídia Audiovisual que adotou este blog e fará dele um espaço para expandir as propostas do caderno. Interessante porque outras áreas do curso, como Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, também estão representados nessa história e dão suporte para que esse projeto seja sucesso.
Então, vamos aguardar com ansiedade pelo segundo encontro e depois colocar a mão na massa porque agora é pra valer!

A hora das pautas

Postado por Emilin Grings quarta-feira, abril 14, 2010

Hoje, a galera que vai fazer a 5ª edição do Focas do Q? se reúne na Gazeta para definir as pautas do caderno. A expectativa é grande para esta edição que promete ser muito especial.

O nome foca, já diz, jornalista novato cheio de ideias. Então espera-se pautas supercriativas do pessoal hoje. Sem esquecer é claro da proposta editorial do Q?: a linguagem do público jovem, os leitores do caderno.

Fiquem atentos ao nosso blog, em breve novidades sobre as pautas.

Dando a largada!

Postado por Bruna Travi , terça-feira, 13 de abril de 2010 terça-feira, abril 13, 2010


Quase um semestre depois: Olá galera! É bem bom estar por aqui de novo.

Apresento-lhes, na foto, o novo grupo de focas:


Vanessa Britto (relações públicas), Samara Kalisne (publicidade), Taíssi Alessandra (publicidade), Bruna Travi (jornalismo), Gelson Santos Pereira (editor de artes), Jansle Appel Jr. (editor), Giovani Blank (produção em mídia), Laura Gomes da Silva (jornalismo) e o professor Demétrio de Azeredo Soster (coordenador pela Unisc).

No meio, quase agachados, Sancler Ebert (repórter), João Caramez (jornalismo), Renan Silva (jornalismo), Marília Rodrigues do Nascimento (jornalismo), Yaundé Backes Narciso (jornalismo).

Sentadas, Emilin Grings (jornalismo), Ana Cláudia Schuh (jornalismo), Carine da Silva (produção em mídia), Juliana Spilimbergo (jornalismo) e Thamires Waechter (jornalismo).

Na quinta feira passada aconteceu a primeira reunião, na redação da Gazeta do Sul.

Amanhã acontece o segundo encontro. As cabeças estão fervendo com as idéias de pauta.


Sugestão: confere amanhã o Q?, especialmente a "Coluna Coxuda". Hoje, "na moita" recebi um e-mail da Colega Blau me mostrando o texto. Digo, está bem especial. Diria ela: E-S-P-E-C-I-A-L (tá, piada interna).


Galera, é isso ai! Mão na massa!

Até mais!