Focas multifuncionais

Postado por Emilin Grings , quarta-feira, 28 de abril de 2010 quarta-feira, abril 28, 2010

Dizem que estagiário é aquele que faz tudo. Pau pra toda a obra. E é verdade. Sou estagiária e sei disso. Nós, focas do Q? também somos assim. Temos funções definidas, mas todos possuem muitas responsabilidades: fazer as matérias, postar no blog e twitter, visitar as escolas, arrumar o layout do blog, fotografar, realizar ações com a comunidade, fazer vídeos... Nossa quanta coisa!

Claro que tudo isso não é função de todo mundo. Cada habilitação tem as suas incumbências, aspecto que foi frisado bastante na reunião de hoje pelo Jansle. E precisa ser cumprido por nós. É certo que muitas funções para uma pessoa só não dá certo. Cada um deve fazer a sua parte e bem feita.

Estamos aprendendo por isso o nome do projeto é Focas, ou seja, jornalistas inexperientes. No nosso caso, comunicadores inexperientes.

Em busca das fontes ideais

Postado por Nessa Costa quarta-feira, abril 28, 2010

Vida de jornalista não é fácil, imaginem a de nós focas, que não temos experiência em redações. Eu acrescentaria mais uma coisinha ao texto do Renan: jornalista também é investigador. Investigar. Talvez seja essa a tarefa mais importante do jornalista, assim como a mais difícil e a mais gratificante. Nós, os focas da 5ª edição do projeto, estamos nessa “fase” do processo. Estamos investigando. Com nossas pautas em mãos, corremos atrás dos melhore cases, das fontes ideais. Quando conseguimos o contato de alguém que parece perfeito para a nossa pauta, explodimos de alegria, e de alívio também. Mas às vezes o fulano “não serve”, e indica o beltrano. Menos mal, né? Acontece que o beltrano, não é a fonte ideal em todos os aspectos, ele não está na faixa etária que a pauta exige. E adivinhem? Lá se vai mais uma fonte. No entanto, não desistimos e continuamos investigando alguém que se encaixe naquilo que queremos. Até que depois de muito trabalho, encontramos as pessoas certas. E é chegada a hora de colocar tudo no papel, ou melhor, no computador.

E nós estaremos por lá!

Postado por Bruna Travi , terça-feira, 27 de abril de 2010 terça-feira, abril 27, 2010


Salve, salve seguidores do Focas do Q?

Vim contar uma novidade!

Domingo, dia 02 de maio, tem show com a Banda Hori, aqui em Santa Cruz, no Coplexo Gazeta Inside.

Se essa era a novidade? Claro que não! Isso todo mundo já sabia!

Mas, qual é a nova então?

Se liga galera! Os focas estarão pela festa no domingo! Agitando e clicando os melhores momentos. E depois vocês ainda poderão estar no Q? Momento, dando inveja naqueles que não foram na festa.

Vale à pena conferir!

O Fiuk, vocalista da Hori, protagonista de Malhação, filho do cantor Fábio Júnior, é também o ídolo da garotada. E, meninas, ele já avisou: “Gosto de namorar, não consigo viver sozinho” (conforme publicado na revista Quem). Preparem-se! Quem sabe ele não leva um coração apaixonado de Santa Cruz . Não duvidem: isso já aconteceu por aqui outras vezes.

Para quem ainda não conhece a banda, acessa lá http://www.bandahori.com.br/


Quem já está com seu ingresso na mão, comenta ai: Qual é a expectativa para o Show.


Até domingo, pois nós estaremos por lá!

Manual de reportagem

Postado por Emilin Grings , segunda-feira, 26 de abril de 2010 segunda-feira, abril 26, 2010



O bom-humor de Rafinha Bastos não surpreende. Vale conferir o vídeo para aprender como NÃO fazer.