Focas do q? - making of Copa das Mulhres

Postado por Emilin Grings , quarta-feira, 19 de maio de 2010 quarta-feira, maio 19, 2010

Como jogará o continente africano nesta Copa?

Postado por Anônimo , terça-feira, 18 de maio de 2010 terça-feira, maio 18, 2010

Sempre gostei do futebol africano. Lembro das boas seleções que tinham Camarões e Nigéria quando comecei a acompanhar futebol. Nas Copas de 1994, 98 e em outras depois, tínhamos o habilidoso meia nigeriano Okocha e uma seleção que jogava em um padrão, além de ser bastante ofensiva. O camaronês Oman - Byik era um atacante que chamava atenção e além de seus uniformes coloridos, a seleção atraía os holofotes pela alegria de jogar e comemorar seus gols. Chegaram a surpreender em diversas Olimpíadas. A Seleção Brasileira bem sabe...

Ainda tivemos algumas seleções que surgiram e foram destaque. Senegal, em 2002, chegou a derrotar a França na estreia e foi longe na competição. Gana e Costa do Marfim são as que mais se destacaram do último Mundial, com jogadores que tem experiência no futebol europeu e ao lado de estrelas da bola, atuam em equipes de ponta. Na Copa em seu seu continente, a expectativa é de que as cinco seleções africanas consigam chegar onde nunca estiveram. Apesar disso, a anfitriã África do Sul comandada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, chega com um time que não empolga. Vai depender da torcida local, que acredita no sucesso da seleção e em seu bom desempenho.

Fica a expectativa sobre a Argélia, representante da cultura árabe na disputa. Costa do Marfim e Gana, já citadas, que continuam a ser os destaques do continente; os marfinenses no grupo do Brasil contam com o goleador Drogba como trunfo para fazer um Mundial louvável e Gana tem Muntari em destaque em seu meio-campo. A outra representante é a seleção de Camarões. A referência para eles é Eto'o, esperança de muitas bolas nas redes adversárias. O negócio é aguardar. O futebol alegre é certo que estará presente.

Lesão no tornozelo tira Michael Ballack da Copa

Postado por Emilin Grings , segunda-feira, 17 de maio de 2010 segunda-feira, maio 17, 2010


Capitão da Alemanha, que ficará fora dos campos por oito semanas, critica Boateng pela entrada violenta

A Alemanha sofreu uma baixa importante nesta segunda-feira para a disputa Copa do Mundo, na África do Sul. Michel Ballack, capitão da seleção, foi examinado nesta manhã e foi constatada uma grave lesão no tornozelo.

O exame que foi feito em Munique mostrou que Ballack rompeu os ligamentos do tornozelo direito. Segundo o médico da seleção Hans-Wilhelm Müller-Wohlfahrt, o meia precisará de oito semanas para voltar a jogar.

Ballack sofreu a lesão no último jogo do Chelsea na temporada durante a decisão da Copa da Inglaterra. O jogador alemão recebeu uma entrada forte de Kevin-Prince Boateng, do Portsmouth, e teve que ser substituído ainda na primeira etapa.


Fonte GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha

Ruim para a seleção e para nós também, não é meninas? Um colírio a menos para os nossos olhos.

Quem tem medo do Dead Line...

Postado por Renan Silva , domingo, 16 de maio de 2010 domingo, maio 16, 2010

No jornalismo, "dead line" é o prazo final para entrega de uma matéria. É um momento sempre tenso e, pode se dizer, bastante amedrontador para um Foca. A verdade é que ficamos na expectativa pela avaliação do editor, dos colegas e do professor. Pensamos, "e se eles não gostarem?". Mas mais do que isso, ficamos com muito medo que vocês, nosso público, nossos leitores, não sintam o tesão esperado por nossas humildes matérias. É claro que nos esforçamos ao máximo para atingirmos o resultado esperado, e mais do que tudo, levar o melhor texto possível até vocês. Mas o medo persiste até o dia da publicação.

Quarta-feira é nosso Dead Line. E aí, o que fazer? As matérias estão quase prontas. Últimos acertos, últimos cortes. As discussões também estão chegando ao fim. A verdade é que não foram poucas as vezes que eu e minha colega de pauta, Laura Gomes, brigamos. Brigamos não, ela brigou comigo, e eu tentei entrar em acordo. E sinceramente, muitas vezes mereci levar um puxão de orelha. A Laura foi a minha consciênca, e é importante que isso seja reconhecido. Mas é a tensão. No fim, sempre voltávamos a conversar numa boa, e tomamos sempre aquelas que julgamos serem as melhores decisões. O resultado? Vocês vão conferir no Caderno Q? especial produzido por nós, Focas, que sai no dia 26. Até lá, confiram as atualizações aqui no blog, e façam parte dos bastidores dessa história.