A profissão mais completa do mundo

Postado por Renan Silva , sábado, 24 de abril de 2010 sábado, abril 24, 2010

É provável que muitos dos leitores deste blog já estejam pensando no vestibular. Alguns talvez já tenham superado essa fase, e outros nem começaram a pensar a respeito. Mas para os que estão nos preparativos, algumas razões para se fazer (ou não) jornalismo. A verdade é que ser jornalista é ter várias profissões. É ser psicólogo para falar com as fontes, ouvir seus problemas e, do meio de toda aquela conversa, retirar um pequeno trecho que possa ser útil na matéria. É ser um sociólogo preocupado com as causas sociais, para falar de assuntos difíceis, marginalizados. É ser um filósofo, principalmente sentado em um bar conversando com os amigos sobre as coisas bobas da vida. É ser um especialista em legislação, para não falar alguma bobagem que possa retornar em forma de processo. É ser um economista de primeira para saber se virar com a grana curta e muitos gastos. É ser um grande ator para conseguir encenar a qualquer momento que a reportagem o exija. É ser humorista, porque apenas com bom humor é possível conviver em harmonia com uma equipe tão doida quanto a do Focas. É ser um atletista para dar conta de correr atrás de tudo. É ser um literato para saber usar as palavras da forma mais atrativa, mas sem inventar informações. Em resumo, é ser versátil. Tá certo que o salário não é dos melhores, a jornada de trabalho é longa e cansativa, come-se apenas porcarias, mas nada substitui o prazer de ver um texto seu sendo lido pelas pessoas. Nada é mais compensador do que ter a certeza de que se fez a melhor matéria possível. E é isso que nos motiva a fazer a edição especial do Focas do Q?. Para quem não sabe o que fazer no vestibular, essa é a dica. Mas saibam que é um orgulho para toda a equipe fazer parte da profissão mais completa do mundo.

A difícil missão de ser um grupo

Postado por Taíssi Alessandra Cardoso sábado, abril 24, 2010

Diga-se de passagem, lidar com pessoas nunca foi uma tarefa das mais simples, dadas as peculiaridades ou particularidades de que somos dotados nós, membros integrantes da raça humana. As divergências vão desde pequenos detalhes como horários, até grandes e complexas ideologias e filosofias de vida, sem ignorar as inúmeras outras que se interpõem neste meio.

O grande desafio de um grupo como o Focas do Q?, consiste exatamente em fazer com que essas diferenças venham enriquecer o trabalho, tornando esse conceito heterogêneo uma característica a nosso favor. Todos hão de convir que a variedade de personalidades é proporcional ao número de integrantes de um grupo (que?), assim como pouco mais de um mês não é tempo suficiente para se conhecer uma pessoa em profundidade, todavia, acredito que não falo só por mim quando digo que as diferenças diminuem à medida que nos conscientizamos de que temos um objetivo em comum.

Muito mais do que um caderno queremos realizar um trabalho em excelência, então no nosso caso, acredito que a quantidade de respeito também é, em proporções, tão grande quanto nosso objetivo e é isso que ameniza a dificuldade que por vezes é, muito mais do que trabalhar em grupo, ser de fato isso.

A caminho da reunião

Postado por Ana Cláudia Schuh , sexta-feira, 23 de abril de 2010 sexta-feira, abril 23, 2010

Não é novidade que os Focas se reúnem semanalmente para discutir o Q? especial. Até aí tudo bem. Mas vocês já pensaram em como esse focaredo todo vai parar na Gazeta às 17h30 de toda quarta-feira? Tem quem vá a pé, de ônibus e tem os corajosos que se aventuram a ir comigo!

Sim! O Blaumóvel leva alguns focas toda semana para a reunião. E, acreditem, isso faz deles pessoas muito corajosas. Acontece que eu me considero uma barbeira de carteirinha e todo mundo que entra no Blaumóvel sabe que não pode ter medo da morte!

Como teve feriado, a reunião dessa semana foi ontem... e o caminho - digamos assim - foi pura
adrenalina! hahaha! Enquanto voltávamos para a Unisc (eu, e as corajossímas Marília, Vanessa Oliveira, Taíssi e Samara) o trânsito estava péssimo, porque era horário que o pessoal sai do trabalho. Claro que TODAS as sinaleiras estavam fechadas, eu estava com bastante pressa e isso costuma acontecer!

Quase na frente dos bombeiros uma mulher resolveu atravessar a rua (a três metros da faixa de segurança - isso me deixa louca) e quase foi atropelada! Mas não foi culpa minha! Quem manda se atirar na frente do carro? Humpf.

Mas o momento mais emocionante da volta aconteceu na João Pessoa. Vocês sabem aquela LOMBA (tem que ser assim mesmo: em caixa alta e negrito) que tem quase no cruzamento com a Augusto Spengler? Pois é, essa mesmo. Pra subir ali, só se for no embalo. Não consegui. Mas não foi culpa minha! Tinha um fusca (nada contra fuscas, ok Bruna Travi?) na minha frente. E quem disse que tinha jeito daquele fusca subir? E o fusca resolveu parar pra dobrar. E eu tive que parar atrás. E quando eu olho pelo retrovisor: um ônibus grudado atrás do Blaumóvel. JOIA, eu ia ter que arrancar na subida! Mas eu consegui, eu arranquei o carro na subida (ele não morreu, não desceu nem bateu!) e chegamos todas vivas, sãs e salvas na Unisc!

Como disse uma das corajosas caroneiras: que bom que eu não faltei essa aula!

Os desafios da escrita

Postado por Renan Silva sexta-feira, abril 23, 2010

Hoje, durante a reunião, fomos cobrados quanto a atualização do blog. Admito que venho negligenciando essa mídia e que não tenho a utilizado para discutir coisas importantes. Mas a verdade, agora, é que não sei sobre o que falar. E não pensem que isso é um absurdo. A verdade é que muitas vezes, quando sentamos em frente ao computador para enfim produzirmos o texto, simplesmente travamos. Procuramos distração, mudamos de olhar, respiramos fundo, mas o texto insiste em se manter preso. Esse não é um problema exclusivamente meu. Vários colegas, amigos e professores já passaram - e alguns ainda passam - por esse momento tão desagradável na vida de um foca.

Mas e aí, o que fazer se o texto travar de vez? Na escola mesmo isso acontece. Eu utilizava a "arte de falar muito sem dizer nada" para escrever meus textos, principalmente a introdução. Mas a verdade é que isso é pura enganação. Não ao professor, mas ao seu próprio trabalho. Perder alguns minutos do seu tempo para escrever algo que não traz conteúdo algum! Com o tempo, mudei de estratégia. Tentei criar textos mais cabeças, fazer minha professora acreditar que eu gostava de escrever. Onde já se viu, eu gostar de escrever! Mas acho que sou bom na argumentação, porque convenci a mim mesmo que escrever é algo fantástico. Gosto de criar textos malucos. Gosto de fazer análises fajutas da personalidade das pessoas. Acho que na verdade, procuro mesmo é me auto-analisar.

Mas não importa o que eu faça: uma redação de escola, uma avaliação de personalidades ou uma grande reportagem, sempre tenho o bendito problema de travar na hora de escrever. Pior, mesmo com todas as informações, não sei que rumo dar ao texto. E isso já me aconteceu inúmeras vezes. Manter o foco e ser atrativo é algo tão difícil de se fazer simultaneamente. Assim como é tão difícil convencer a todos de que não tenho nada a dizer.

Reunião III

Postado por Juliana Spilimbergo , quinta-feira, 22 de abril de 2010 quinta-feira, abril 22, 2010

Já que o @focasdoq não esta de bem comigo hoje, deixo o pessoal a par da reunião por aqui mesmo!
Ações nas escolas, confraternização dos focas, festa de lançamento, além da apresentação das valiosas fontes foram as "estrelas" da reunião.
Nossos aspirantes a jornalistas, publicitários, mídias, e a preferida e única RP estão super engajados para fazer da 5º edição do Focas do Q? um sucesso! Sem falar nos sempre dedicados Gelson Santos Pereira (editor de artes), Jansle Appel Jr. (editor) dando toques e transmitindo suas experiências aos "pequenos focas".
Fiquem ligados!

Festa da comunicação la na London!!!!!

Postado por Giovani Blank quinta-feira, abril 22, 2010

O interessante das festas do pessoal da comunicação é que você se sente em casa, o pessoal é comunicativo o que faz a festa durar até o amanhecer.



Felicidade total é basicamente o lema da comunicação!No Mundo as pessoas são como espelhos se você olhar feliz vai receber um olhar feliz de volta, mas se olhar bravo, o espelho quebra.
Porque sabemos que problemas atraem problemas e que se preocupar não da em nada!Então esse pessoal guerreiro cheio de problemas existenciais, duvidas, frustrações amorosas vai lá e faz uma festa bacana que dura a noite toda!




Por isso que eu digo, fazer comunicação é uma arte e hoje em dia, as pessoas tem problemas pra se comunicar e isso é um problema grave, notem que se vocês sentarem perto de um adolescente em um onibus e puxar conversa ele não vai estar afim de conversar, pessoas em faixas de idade até 30 anos dificilmente param pra conversar, é aquela correria alucinante o dia todo, emprego, casa, casa, emprego, dai você chega e se senta do lado de um senhor ali de idade, e ele vai te contar tudo que ele fez na infância, feliz!E vai ficar seu amigo!
E dai você vê, como pode estamos tão ligados uns com os outros via orkut, msn, celular, que não vemos que estamos sobre 4 paredes sozinhos precisando de conversas de verdade, com pessoas reais de carne e osso.
Esse é o desafio do pessoal da comunicação, fazer uso destes meios mas ao mesmo tempo que faz uso deles não esquecer como é se comunicar pessoalmente com as pessoas!
Agora falando do caderno Q, ééé o pessoal ta trabalhando legal!Uma coisa que combinamos é se esforçar, até porque é um trabalho de equipe, se alguém falha atrapalha o trabalho do outro, então todos se ajudam!
Ai vai uma foto do pessoal trabalhando e discutindo ideias para criarmos um Caderno cada vez melhor!



Essa é a parte ruim de ser fotografo, sim ser fotografo tem algumas partes ruins, não aparecer nas fotos é uma delas!Mas o importante é ser feliz!!
Então vamos lá!
Altos debates, para decidirmos qual será o novo foco, e depois para acharmos os temas então!Loucura!!!

Fora que muitas vezes o trabalho não é fácil, mas essa é a parte divertida, é o mesmo que olhar pra alguém e dizer ta faz uma coisa legal ai..vamos te vira nos 30 e agora o que você faz?
E o relógio ta correndo e você tem que fazer alguma coisa!E quem já não ouviu a historia do coelho e da tartaruga, o coelho fico lá dormindo e a tartaruga ganhou a corrida dele porque o coelho subestimou a tartaruga, e a frase devagar se vai longe?Nãoo agora eu digo, tudo bobagem, isso foi antes do mundo globalizado, hoje quem não se adapta a correria fica pra trás, então tudo que você for fazer, não faça a ritmo de tartaruga, mas lembre se de fazer bem feito.
E nunca esqueça do fundamental, pare para falar com as pessoas volta e meia.

Por: Giovani Blank

Guilherme Mazui fala sobre a vida de jornalista

Postado por Anônimo , terça-feira, 20 de abril de 2010 terça-feira, abril 20, 2010





O jornalista Guilherme Mazui, esteve palestrando para uma turma de Introdução à Comunicação da Unisc e falando sobre suas experiências.

Para quem não sabe esse cara aí ao lado é Guilherme Mazui (o outro o professor Fábio Hansen), ele foi um dos fundadores e também colaborador do caderno Q?. Segundo ele até o surgimento do Q? a Gazeta teve outros cadernos jovens, mas que nenhum teve uma repercussão tão grande com o público jovem quanto o Q?

A Gazeta do Sul foi o primeiro veículo de comunicação em que ele trabalhou.

Lasier Martins em Santa Cruz do Sul

Postado por Anônimo terça-feira, abril 20, 2010

Na noite da segunda-feira dia 19 de abril, Lasier Martins esteve em Santa Cruz do Sul para um debate sobre o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul. O debate ocorreu na UNISC no bloco 18, e estiveram presentes grandes empresários de Santa Cruz do Sul e também outras personalidades importantes (secretários, professores etc.)
Quando perguntado sobre o que achava de Santa Cruz do Sul, respondeu " É uma cidade de boas casas. Os alemães têm boas casas, os italianos a boa comida e os brasileiros a vida mansa", disse ele, causando risos!
A discussão foi sobre muitos fatores, mas girou em torno da questão da fumilcultura, e na busca por outras utilizações do fumo para que ele não fosse utilizado somente no cigarro. Também foi ressaltada a importância da diversificação de culturas e também sobre a construção do Parque Tecnológico da Unisc. Valeu a pena conferir.

Maquinados na Festa da Comunicação

Postado por Anônimo terça-feira, abril 20, 2010


Quem conferiu a Festa da Comunicação na London sexta-feira pode confirmar que a banda Maquinados fez um belo show, tocando muito rock e todos grandes sucessos!
Pra quem foi valeu a pena!Agradecemos a presença de todos!

Maquinados na London

Postado por Anônimo terça-feira, abril 20, 2010

Na sexta-feira aconteceu a Festa do Curso de Comunicação Social da Unisc. Teve show do Maquinados, a London bombou e a banda fez um grande show, valeu a pena conferir. Agradecimentos aos presentes na festa!