O Cinema e a Internet hoje

Postado por Fábio Goulart , terça-feira, 27 de outubro de 2009 terça-feira, outubro 27, 2009

Esperar os jornais para saber quais serão os próximos filmes a serem lançados e o que os críticos acham deles já não existe mais. Com a internet, o cinema achou um caminho mais rápido para chegar aos espectadores. Este caminho permite que o público espalhe pelos os quatro cantos do mundo o que acha e/ou espera das produções.

Além dos vários sites que catalogam milhares de filmes e têm espaços destinados aos comentários de seus leitores, o número de blogs que falam da sétima arte cresce cada vez mais.

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

O principal banco de dados da internet é o IMDb, Internet Movie Database. No site você pode encontrar várias informações sobre os filmes catalogados. Fichas técnicas, curiosidades, fotos, trilhas sonoras, notas dadas por quem já viu o filme e muito mais. O site é uma das principais fontes de dados para os cinéfilos de plantão.

Todo mundo pode falar de cinema

Uma das grandes mudanças provocadas pelo maior acesso da população à internet, talvez a maior de todas, são os milhares de blogs voltados para cinema. O diferente é que a linguagem dos blogs é mais pura, pois são textos que mostram a visão de cada um sobre aquilo que vê e entende. Os textos mais parecem um bate-papo do que algo inteligente e montado.

"O cinema nos faz viajar para lugares paradisíacos do outro lado do mundo, ou às profundezas dos oceanos, que nunca teríamos chance de conhecer, e lugares fictícios que nunca saberemos se existirão um dia." (Ivan Teorilang)

Existem variados tipos de blogueiros críticos de cinema, há aqueles que só falam de filmes antigos, outros só de certos tipos de filme, como Drama ou Ação, Terror ou Comédia, existem os que só falam de filmes não-hollywoodianos e há os que falam do que está em cartaz no cinema mundial, quase que sempre hollywoodianos. O bom nisso, é que a pessoa pode ir ao cinema já sabendo praticamente tudo sobre o filme, assisti-lo, e no outro dia já fazer uma crítica pessoal em cima do filme.

E assim vai ficando mais fácil de se escolher o filme que você quer assistir nos cinema ou nas locadoras, já que basta estar perto de um computador com acesso a internet para ter todas as informações necessárias sobre filmes.

Ouça aqui um Podcast sobre o novo filme que estreou nas telas de cinema: District 9

0 Response to "O Cinema e a Internet hoje"

Postar um comentário