Luz, câmera, mais luz!

Postado por Fábio Goulart , terça-feira, 27 de outubro de 2009 terça-feira, outubro 27, 2009

Pessoalmente, eu nunca achei nada de muito fantástico na arte do lightgraff, a arte que consiste em desenhar com luz perante uma câmara fotográfica com a objetiva permanentemente aberta. Mas isso foi só até pouco tempo.


Navegando pela web em busca de algo útil sobre fotografias, me deparei com um site o qual fiquei embasbacado e fascinado ao ver as fotos feitas por artistas. Sim, artistas!

Como é feito isso? Em primeiro lugar (e acredite) isso não é feito em Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens. Com pincéis de luz feitos de lâmpadas de néon, LEDs e ponteiros laser multicoloridos guiados por mãos muito precisas, a arte está registrada na câmara.

Estes artistas vestem-se de negro, e o(s) fotógrafo(s) registam apenas o movimento das luzes, que resultam em um ou mais caracteres. Mas a Light Art performance Photography, conhecida pela sigla LAPP, vai muito mais longe. Basicamente é a fotografia que conta, com todos os aspectos inerentes, composição, qualidade técnica etc.

Os criadores do projeto LAPP, Jan Wöllert e Jörg Miedza, explicam em seu site (http://www.lapp-pro.de/) que o conceito é uma evolução do Lightgraff, ou desenho com luz, e que contém outros elementos como formas luminosas e cores que, em conjunto com o ambiente em que se situam, projetam no sensor da câmara uma imagem particular. Todos as dimensões técnicas entram em jogo para se conseguir obter uma fotografia tecnicamente correta e esteticamente apelativa. Neste momento é já uma forma de expressão artística autônoma.

Para quem quiser conhecer melhor esse mega trabalho do LAPP, é só clicar aqui.

Vídeo Lapp:


0 Response to "Luz, câmera, mais luz!"

Postar um comentário