Os desafios da escrita

Postado por Renan Silva , sexta-feira, 23 de abril de 2010 sexta-feira, abril 23, 2010

Hoje, durante a reunião, fomos cobrados quanto a atualização do blog. Admito que venho negligenciando essa mídia e que não tenho a utilizado para discutir coisas importantes. Mas a verdade, agora, é que não sei sobre o que falar. E não pensem que isso é um absurdo. A verdade é que muitas vezes, quando sentamos em frente ao computador para enfim produzirmos o texto, simplesmente travamos. Procuramos distração, mudamos de olhar, respiramos fundo, mas o texto insiste em se manter preso. Esse não é um problema exclusivamente meu. Vários colegas, amigos e professores já passaram - e alguns ainda passam - por esse momento tão desagradável na vida de um foca.

Mas e aí, o que fazer se o texto travar de vez? Na escola mesmo isso acontece. Eu utilizava a "arte de falar muito sem dizer nada" para escrever meus textos, principalmente a introdução. Mas a verdade é que isso é pura enganação. Não ao professor, mas ao seu próprio trabalho. Perder alguns minutos do seu tempo para escrever algo que não traz conteúdo algum! Com o tempo, mudei de estratégia. Tentei criar textos mais cabeças, fazer minha professora acreditar que eu gostava de escrever. Onde já se viu, eu gostar de escrever! Mas acho que sou bom na argumentação, porque convenci a mim mesmo que escrever é algo fantástico. Gosto de criar textos malucos. Gosto de fazer análises fajutas da personalidade das pessoas. Acho que na verdade, procuro mesmo é me auto-analisar.

Mas não importa o que eu faça: uma redação de escola, uma avaliação de personalidades ou uma grande reportagem, sempre tenho o bendito problema de travar na hora de escrever. Pior, mesmo com todas as informações, não sei que rumo dar ao texto. E isso já me aconteceu inúmeras vezes. Manter o foco e ser atrativo é algo tão difícil de se fazer simultaneamente. Assim como é tão difícil convencer a todos de que não tenho nada a dizer.

1 Response to "Os desafios da escrita"

Laura Gomes Says:

Concordo! Demorou mas postou bem!

Postar um comentário